Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

As Revoluções Pardigmáticas


            Oi pessoas! Antes de começar este post, quero fazer uma “mini” pergunta: Você sabe o que é uma revolução paradigmática? Se não, fique bem calmo, por que nós vamos falar disso agora...
Chamamos de revolução todo acontecimento que muda a ordem da história. O Iluminismo, apesar de não ser “revolucionário” ao pé da letra, foi sim uma revolução paradigmática. Ele modificou o pensamento da sociedade naquele período.
            Como já havíamos dito, o estilo político-administrativo e econômico vigente era o do Antigo Regime, aquele que dividia a sociedade em três estados separados por hierarquias, onde não havia possibilidades de ascensão ou decresço entre as classes, se assim podemos chamar.
            Era muito difícil contornar situações onde a igreja colocava sempre uma questão religiosa. Ninguém era maluco de contrariar a maior fonte de saber daquele período.
            Desse modo, eram poucos o que se habilitavam a ir contra o clero. Esses poucos formam os que deram início a mais nova corrente de pensamento europeia. O Iluminismo foi o responsável por muitas revoluções na Europa e também na América, as chamadas revoluções Burguesas.
            Seria então correto falar que o iluminismo foi uma corrente ideológica puramente burguesa? Não totalmente, mas pelo menos em tese, essa corrente tinha total apoio da classe burguesa que buscava o direito a estarem presentes nas decisões políticas do seu estado.
Querendo ou não, ela foi uma das maiores revoluções paradigmáticas da história.
Até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário